Submiss√£o de artigos

O IV Seminário Nacional de Inclusão Digital, contará com a submissão de artigos completos, artigos resumidos, oficinas, mesas redondas e painéis tematizando experiências na áreas de Inclusão digital na educação e em processos de inclusão social.

 

ARTIGO COMPLETO:

Descreve um trabalho de pesquisa finalizado, original e ainda não publicado. Os artigos podem ser do tipo descritivo ou relato, interpretativo, experimental ou de desenvolvimento, desde que se enquadrem nas exigências de um trabalho científico. Os artigos selecionados deverão ter até no máximo 10 páginas e terão 40min para apresentação e debate. [Modelo de formato exigido] ATENÇÃO: Não coloque o nome dos autores no artigo submetido. Após aprovação deverá ser enviada uma nova versão com os nomes. TEXTOS COM IDENTIFICAÇÃO DE NOME NÃO SERÃO AVALIADOS.

ARTIGO RESUMIDO:

Breve relato sobre pesquisas em andamento. Os artigos resumidos selecionados ter√£o 30min para apresenta√ß√£o e debate. As propostas, de no m√°ximo 4 p√°ginas, devem conter as seguintes informa√ß√Ķes: Dados de identifica√ß√£o baseados no modelo de artigos completos; T√≥picos de interesse relacionados; Descri√ß√£o; Objetivos ; Metodologia e resultados parciais. IMPORTANTE: Artigos resumidos n√£o precisam de abstract e keywords. ATEN√á√ÉO: N√£o coloque o nome dos autores no artigo resumido submetido. Ap√≥s aprova√ß√£o dever√° ser enviada uma nova vers√£o com os nomes. TEXTOS COM IDENTIFICA√á√ÉO DE NOME N√ÉO SER√ÉO AVALIADOS.

OFICINA:

Dever√£o ser pr√°ticas e ter√£o dura√ß√£o de no m√≠nimo 4 e, no m√°ximo, 8 horas. Os t√≥picos de interesse para as oficinas a serem submetidas ao evento s√£o os mesmos do Senid 2016. As propostas, de no m√°ximo 2 p√°ginas, devem conter as seguintes informa√ß√Ķes: 1) Descri√ß√£o; ¬†2) Objetivos; ¬†3) P√ļblico Alvo; ¬†4) Vagas; e ¬†5) Infraestrutura necess√°ria de software e hardware para sua realiza√ß√£o. IMPORTANTE: As propostas de oficinas n√£o precisam de abstract e keywords. A organiza√ß√£o do evento se responsabilizar√° por providenciar os softwares necess√°rios (desde que sejam gratuitos) e material de escrit√≥rio que por ventura sejam necess√°rias √†s oficinas. ATEN√á√ÉO: N√£o coloque o nome dos autores na proposta de oficina submetida. Ap√≥s aprova√ß√£o dever√° ser enviada uma nova vers√£o com os nomes. PROPOSTAS COM IDENTIFICA√á√ÉO DE NOME N√ÉO SER√ÉO AVALIADAS.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA:

Ter√° dura√ß√£o de 20 minutos e consiste em um breve relato oral de experi√™ncias, cursos ou atividades em desenvolvimento envolvendo os t√≥picos de interesse do Senid 2016. As propostas, de no m√°ximo 1 p√°gina, devem conter as seguintes se√ß√Ķes: 1) T√≠tulo; 2) Descri√ß√£o e Objetivos. IMPORTANTE: Pain√©is n√£o precisam de abstract e keywords. ATEN√á√ÉO: N√£o coloque o nome dos autores na proposta de Relato de Experi√™ncia submetida. Ap√≥s aprova√ß√£o dever√° ser enviada uma nova vers√£o com os nomes. PROPOSTAS COM IDENTIFICA√á√ÉO DE NOME N√ÉO SER√ÉO AVALIADAS.

MESAS REDONDAS:

Ter√£o dura√ß√£o de 3 horas e consistem na discuss√£o de um dos t√≥picos de interesse do Senid 2016 por tr√™s debatedores que dever√£o ser os autores da proposta de mesa e estar√£o presentes no evento. As propostas, de no m√°ximo 1 p√°gina, devem conter as seguintes se√ß√Ķes: Dados de identifica√ß√£o baseados no modelo de artigos completos; T√≥picos de interesse relacionados; Descri√ß√£o e Objetivos. IMPORTANTE: As propostas de mesa precisam de abstract e keyword. Ap√≥s aprova√ß√£o dever√° ser enviada uma nova vers√£o com os nomes. PROPOSTAS COM IDENTIFICA√á√ÉO DE NOME N√ÉO SER√ÉO AVALIADAS.

 

 

LINK PARA SUBMISSÃO:

Os artigos, resumos, oficinas, mesas redondas e pain√©is podem ser submetidos por qualquer pessoa que tenha realizado pesquisas e experi√™ncias pr√°ticas nas √°reas de interesse do evento e ser√£o analisados por uma equipe de especialistas. Toda e qualquer proposta para o Senid dever√° ser submetida apenas em formato eletr√īnico, por meio do sistema JEMS, atrav√©s do seguinte endere√ßo eletr√īnico [https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2406] ¬†¬†

FORMATO PARA SUBMISSÃO:

Os trabalhos devem obedecer ao modelo de formatação da Sociedade Brasileira de Computação [Acessar modelos]

ATENÇÃO:

  • Em caso de aprova√ß√£o, ao menos um dos autores deve se inscrever no evento at√© dia 31/12/2015.
  • Os apresentadores dever√£o se identificar a partir do endere√ßo [a ser divulgado em breve] para gera√ß√£o dos certificados de apresenta√ß√£o at√© dia 01/04/2016.
  • Somente far√£o parte dos anais os trabalhos apresentados.
  • Na p√°gina de rosto do artigo n√£o dever√° constar nenhum tipo de identifica√ß√£o dos autores. Os artigos que possu√≠rem identifica√ß√£o ser√£o imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submiss√£o. Ap√≥s aprova√ß√£o, ser√° solicitado novo arquivo contendo o nome dos autores.

T√ďPICOS DE INTERESSE:

Tecnologias de Inclus√£o Digital

  1. Robótica educativa livre
  2. Dispositivos móveis na educacao
  3. TV digital para educação e/ou inclusão social
  4. Desenvolvimento de software livre para educação
  5. Desenvolvimento de games em contextos educacionais e/ou de inclus√£o social
  6. Desenvolvimento de tecnologias assistivas na educação
  7. Metodologias de Inclus√£o Digital

 

Metodologias de ensino para a era digital

  • Utiliza√ß√£o de games em contextos educacionais e/ou de inclus√£o social
  • Utiliza√ß√£o de tecnologias assistivas na educa√ß√£o
  • Experi√™ncia de Inclus√£o Digital nas Escolas e/ou Comunidades
  • Experi√™ncias no √Ęmbito do projeto Um Computador por Aluno
  • Experi√™ncias utilizando m√≠dias na educa√ß√£o (r√°dio, TV, jornal, etc‚Ķ)
  • Experi√™ncias envolvendo programa√ß√£o de computadores no ensino fundamental

Estudos da cibercultura

  • Aspectos sociais, pol√≠ticos, educacionais e culturais das tecnologias contempor√Ęneas
  • Educomunica√ß√£o
  • Forma√ß√£o de Professores para era digital
  • Escolas do S√©culo XXI

 

Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

  • Os artigos completos, artigos resumidos, oficinas e pain√©is devem ser submetidos no formato PDF;
  • Dever√£o ser escritos em portugu√™s, espanhol ou ingl√™s;
  • Na p√°gina de rosto do artigo n√£o dever√° constar nenhum tipo de identifica√ß√£o dos autores. Os artigos que possuirem identifica√ß√£o ser√£o imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submiss√£o. Os autores tamb√©m podem omitir informa√ß√Ķes no texto que permitam inferir a autoria do artigo (As informa√ß√Ķes de autoria dever√£o ser fornecidas exclusivamente na submiss√£o pelo sistema JEMS).
  • Na vers√£o final do artigo completo ou resumido, caso aceito, os dados dos autores e filia√ß√Ķes dever√£o ser inclu√≠dos.
  • Recomenda-se evitar a men√ß√£o direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, munic√≠pios, etc.) trocando-os por identificadores gen√©ricos (Escola A, Aluno 1, etc.)
  • Os demais artigos ser√£o publicados sob licen√ßa copyleft nos anais do evento.