Conferencistas

 

Nelson de Luca Pretto
NELSON DE LUCA PRETTO
Licenciado em Física (UFBA, 1977), Mestre em Educação (UFBA, 1984) e Doutor em Comunicação (USP, 1994). Professor Titular da Faculdade de Educação da UFBA, bolsista do CNPq, conselheiro da SBPC (2015/2019) ex-secretário regional na Bahia da SBPC (2011/2015). Membro da Academia de Ciências da Bahia. Foi titular do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia no período 2007/2011. Foi Assessor do Reitor da UFBA (1995/1996) e Diretor da Faculdade de Educação da UFBA por dois mandatos (2000/2008). Editor da "Revista entreideias: educação, cultura e sociedade" (antiga Revista da Faced).
MARIE JANE CARVALHO SOARES
Doutora em Educa√ß√£o/UFRGS (1999). Est√°gio de Doutorado na University of Toronto (1997). P√≥s-Doutorado-UNED/Madrid. (2012). Gradua√ß√£o em Pedagogia (1982). Mestre em Educa√ß√£o (1990). Professora Titular no Departamento de Ensino e Curr√≠culo/Faculdade de Educa√ß√£o/UFRGS. Docente no Programas de P√≥s-Gradua√ß√£o em Inform√°tica na Educa√ß√£o (PPGIE). Coordenadora do Centro de Forma√ß√£o Continuada de Professores da Educa√ß√£o B√°sica (FORPROF/UFRGS). Participa como membro de dois grupos do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq): Inclus√£o Digital (UPF) e Tempo Sociedade (UFMG). L√≠der do Grupo de Pesquisa N√ļcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educa√ß√£o no CNPq (2013-). Desenvolve projeto de pesquisa intitulado "Redes Sociais e Cultura da Participa√ß√£o no Contexto do Ensino Superior". Trabalhou na Coordena√ß√£o Pedag√≥gica e Coordena√ß√£o Adjunta no Curso de Pedagogia na modalidade a dist√Ęncia (PEAD 2005-2010). Trabalha com a linha de pesquisa em: Ambientes Informatizados e Curr√≠culo a Dist√Ęncia, Arquiteturas Pedag√≥gicas, An√°lise de Redes Sociais na Educa√ß√£o, Forma√ß√£o de Professores

RICARDO NUNES

Formado em Engenharia Elétrica, com especialização em Automação Industrial e apaixonado por Educação, onde desenvolve sua carreira profissional desde muito cedo (há pelo menos 16 anos). Atua como professor do Ens. Fund. II e Médio Profissionalizante, coordenador de Tecnologia Educacional e coord. do curso profissionalizante de Informática em um tradicional colégio de São Paulo, professor universitário e consultor educacional na Foreducation.