Programação

Baixe o aplicativo do evento na loja da Google Play!

 

Whatsapp Senid: +55 54 9979 6795


Acesse a programação científica do Senid [Clique aqui e conheça]

Acesse a programa√ß√£o do Encontro Ga√ļcho de Educadores Google [Clique aqui e conhe√ßa]

Acesse a programa√ß√£o do Semin√°rio de Inova√ß√Ķes Educacionais PMPF/SME [Clique aqui e conhe√ßa]

Acesse a programa√ß√£o do 1¬ļ Laborat√≥rio de Cultura Digital na Educa√ß√£o [Clique aqui e conhe√ßa]


PROGRAMAÇÃO GERAL DO SENID


DIA 18/04

Manh√£

> das 9:00 às 12:00

  • Oficinas
  • Relatos de experi√™ncias
  • Mesa redonda "Experi√™ncias em Olimp√≠adas de Programa√ß√£o de Computadores"

Tarde

> das 14:00 às 17:50

  • Apresenta√ß√£o de trabalhos
  • Senid Infano

> às 18:00

  • Abertura Oficial do Evento

Noite

> às 19:20

  • Confer√™ncia "A liberdade digital de apreender" - Prof. Dr. Nelson de Luca Pretto / UFBA

DIA 19/04

Manh√£

> das 9:00 às 12:00

  • Oficinas
  • Relatos de experi√™ncias
  • Mesa redonda "Grande Desafios da Computa√ß√£o na Educa√ß√£o [SBC - 2016 a 2026]"

Tarde

> das 14:00 às 17:50

  • Apresenta√ß√£o de trabalhos
  • Senid Junaj

Noite

> às 19:20

  • Confer√™ncia "A aprendizagem na era dos MOOCS" - Profa. Dra. Marie Jane Carvalho Soares / UFRGS

DIA 20/04

Manh√£

> das 9:00 às 12:00

  • Oficinas
  • Relatos de experi√™ncias
  • Mesa redonda: "Os MOOCS interessam √† Universidade? Da hist√≥ria para a sua produ√ß√£o e os seus desafios"

Tarde

> das 14:00 às 17:50

  • Apresenta√ß√£o de trabalhos
  • Senid Junaj

> às 16:00

  • Reuni√£o V Senid

> às 18:00

  • Encerramento Senid

 


 

 Detalhamento das atividades da programação 

Oficinas: As oficinas serão essencialmente práticas e serão ministradas no Laboratório Central de Informática das 9h às 11h45min. Tratarão de temas relacionados a tecnologia e metodologias de inclusão digital e à cultura hacker na educação e passarão pelo crivo avaliativo do comitê de programa do evento.

Espa√ßo Games:¬†Objetivo do Espa√ßo Games √© criar um ambiente l√ļdico de contato, experimenta√ß√£o e observa√ß√£o de¬†diferentes recursos tecnol√≥gicos educacionais (lousa digital, laptops educacionais, tablets, rob√≥tica livre e console de games).¬†Ser√° um espa√ßo aberto √† comunidade e estar√° dispon√≠vel para visita√ß√£o e utiliza√ß√£o durante todo o evento.

 Mesas redondas: Terão duração de 3 horas e consistem na discussão de um tópicos de interesse do Senid 2016 por três pesquisadores de instituição brasileiras de ensino superior que fizeram proposta de mesa ao evento.

 Apresentação de artigos científicos: Apresentação de artigos completos, resumidos e painéis ocorrerão das 13h30min às 18h. Selecionados a partir do crivo do comitê de programa, terão caráter teórico e deverão atender aos tópicos de interesse do evento.

 Escola de hackers: Desenvolvimento de oficinas de programação de computadores para alunos do ensino fundamental com utilização do Scratch.

Install fest:¬†instala√ß√£o de linux educacional com painel do kelix via virtual box. O usu√°rio traz o seu computador at√© o local¬†de instala√ß√£o, onde uma equipe verifica as condi√ß√Ķes da m√°quina para o procedimento. A partir disto, outra equipe de alunos¬†faz a instala√ß√£o do virtualizador virtual box e do appliances da m√°quina virtual. Ao t√©rmino, a equipe cria uma pasta no¬†desktop do computador com um manual de utiliza√ß√£o do recurso e faz a explana√ß√£o das funcionalidades b√°sicas da¬†distribui√ß√£o¬†instalada.

Oficinas de robótica educativa: Oficinas convidadas especialmente pela coordenação do evento.