Submissão de artigos

O IV Seminário Nacional de Inclusão Digital, contará com a submissão de artigos completos, artigos resumidos, oficinas, mesas redondas e painéis tematizando experiências na áreas de Inclusão digital na educação e em processos de inclusão social.

 

ARTIGO COMPLETO:

Descreve um trabalho de pesquisa finalizado, original e ainda não publicado. Os artigos podem ser do tipo descritivo ou relato, interpretativo, experimental ou de desenvolvimento, desde que se enquadrem nas exigências de um trabalho científico. Os artigos selecionados deverão ter até no máximo 10 páginas e terão 40min para apresentação e debate. [Modelo de formato exigido] ATENÇÃO: Não coloque o nome dos autores no artigo submetido. Após aprovação deverá ser enviada uma nova versão com os nomes. TEXTOS COM IDENTIFICAÇÃO DE NOME NÃO SERÃO AVALIADOS.

ARTIGO RESUMIDO:

Breve relato sobre pesquisas em andamento. Os artigos resumidos selecionados terão 30min para apresentação e debate. As propostas, de no máximo 4 páginas, devem conter as seguintes informações: Dados de identificação baseados no modelo de artigos completos; Tópicos de interesse relacionados; Descrição; Objetivos ; Metodologia e resultados parciais. IMPORTANTE: Artigos resumidos não precisam de abstract e keywords. ATENÇÃO: Não coloque o nome dos autores no artigo resumido submetido. Após aprovação deverá ser enviada uma nova versão com os nomes. TEXTOS COM IDENTIFICAÇÃO DE NOME NÃO SERÃO AVALIADOS.

OFICINA:

Deverão ser práticas e terão duração de no mínimo 4 e, no máximo, 8 horas. Os tópicos de interesse para as oficinas a serem submetidas ao evento são os mesmos do Senid 2016. As propostas, de no máximo 2 páginas, devem conter as seguintes informações: 1) Descrição;  2) Objetivos;  3) Público Alvo;  4) Vagas; e  5) Infraestrutura necessária de software e hardware para sua realização. IMPORTANTE: As propostas de oficinas não precisam de abstract e keywords. A organização do evento se responsabilizará por providenciar os softwares necessários (desde que sejam gratuitos) e material de escritório que por ventura sejam necessárias às oficinas. ATENÇÃO: Não coloque o nome dos autores na proposta de oficina submetida. Após aprovação deverá ser enviada uma nova versão com os nomes. PROPOSTAS COM IDENTIFICAÇÃO DE NOME NÃO SERÃO AVALIADAS.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA:

Terá duração de 20 minutos e consiste em um breve relato oral de experiências, cursos ou atividades em desenvolvimento envolvendo os tópicos de interesse do Senid 2016. As propostas, de no máximo 1 página, devem conter as seguintes seções: 1) Título; 2) Descrição e Objetivos. IMPORTANTE: Painéis não precisam de abstract e keywords. ATENÇÃO: Não coloque o nome dos autores na proposta de Relato de Experiência submetida. Após aprovação deverá ser enviada uma nova versão com os nomes. PROPOSTAS COM IDENTIFICAÇÃO DE NOME NÃO SERÃO AVALIADAS.

MESAS REDONDAS:

Terão duração de 3 horas e consistem na discussão de um dos tópicos de interesse do Senid 2016 por três debatedores que deverão ser os autores da proposta de mesa e estarão presentes no evento. As propostas, de no máximo 1 página, devem conter as seguintes seções: Dados de identificação baseados no modelo de artigos completos; Tópicos de interesse relacionados; Descrição e Objetivos. IMPORTANTE: As propostas de mesa precisam de abstract e keyword. Após aprovação deverá ser enviada uma nova versão com os nomes. PROPOSTAS COM IDENTIFICAÇÃO DE NOME NÃO SERÃO AVALIADAS.

 

 

LINK PARA SUBMISSÃO:

Os artigos, resumos, oficinas, mesas redondas e painéis podem ser submetidos por qualquer pessoa que tenha realizado pesquisas e experiências práticas nas áreas de interesse do evento e serão analisados por uma equipe de especialistas. Toda e qualquer proposta para o Senid deverá ser submetida apenas em formato eletrônico, por meio do sistema JEMS, através do seguinte endereço eletrônico [https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2406]   

FORMATO PARA SUBMISSÃO:

Os trabalhos devem obedecer ao modelo de formatação da Sociedade Brasileira de Computação [Acessar modelos]

ATENÇÃO:

  • Em caso de aprovação, ao menos um dos autores deve se inscrever no evento até dia 31/12/2015.
  • Os apresentadores deverão se identificar a partir do endereço [a ser divulgado em breve] para geração dos certificados de apresentação até dia 01/04/2016.
  • Somente farão parte dos anais os trabalhos apresentados.
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submissão. Após aprovação, será solicitado novo arquivo contendo o nome dos autores.

TÓPICOS DE INTERESSE:

Tecnologias de Inclusão Digital

  1. Robótica educativa livre
  2. Dispositivos móveis na educacao
  3. TV digital para educação e/ou inclusão social
  4. Desenvolvimento de software livre para educação
  5. Desenvolvimento de games em contextos educacionais e/ou de inclusão social
  6. Desenvolvimento de tecnologias assistivas na educação
  7. Metodologias de Inclusão Digital

 

Metodologias de ensino para a era digital

  • Utilização de games em contextos educacionais e/ou de inclusão social
  • Utilização de tecnologias assistivas na educação
  • Experiência de Inclusão Digital nas Escolas e/ou Comunidades
  • Experiências no âmbito do projeto Um Computador por Aluno
  • Experiências utilizando mídias na educação (rádio, TV, jornal, etc…)
  • Experiências envolvendo programação de computadores no ensino fundamental

Estudos da cibercultura

  • Aspectos sociais, políticos, educacionais e culturais das tecnologias contemporâneas
  • Educomunicação
  • Formação de Professores para era digital
  • Escolas do Século XXI

 

Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

  • Os artigos completos, artigos resumidos, oficinas e painéis devem ser submetidos no formato PDF;
  • Deverão ser escritos em português, espanhol ou inglês;
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que possuirem identificação serão imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submissão. Os autores também podem omitir informações no texto que permitam inferir a autoria do artigo (As informações de autoria deverão ser fornecidas exclusivamente na submissão pelo sistema JEMS).
  • Na versão final do artigo completo ou resumido, caso aceito, os dados dos autores e filiações deverão ser incluídos.
  • Recomenda-se evitar a menção direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, municípios, etc.) trocando-os por identificadores genéricos (Escola A, Aluno 1, etc.)
  • Os demais artigos serão publicados sob licença copyleft nos anais do evento.