Sobre o Senid
Em 2016, o tema do Seminário Nacional de Inclusão Digital é “A liberdade digital de aprender”! Tal temática nasce da constatação de que em um mundo de conexão, abundância e compartilhamento - tema do Senid 2014, os sujeitos podem desfrutar de liberdade para aprender. Tradicionalmente, os processos de aprendizagem tem seus momentos, temáticas e insumos definidos pela Escola e pela Universidade. Em um mundo de informações digitais em fluxo, cada indivíduo pode criar seus momentos de aprendizagem sobre os temas de seu interesse. A Educação deve assumir o papel de interlocutora crítica e criativa com estes sujeitos que possuem uma percepção ampla do mundo, interesses singulares e relevantes e que não precisam das instituições de ensino como mais uma fonte de informação.
Neste sentido, as tecnologias digitais e suas diferentes apropriações tem papel fundamental na transformação dos processos educativos formais em um mundo onde a educação deve servir à formação de sujeitos com futuros imprevisíveis e, portanto, mais do que fonte de informações, deve assumir o papel de potencializadora de capacidades cognitivas como a valoração da informação, o pensamento criativo e a resolução de problemas.
A Universidade de Passo Fundo , nestes 11 anos de atividades na área de Inclusão digital, colaborou significativamente para a transformação da sua região de abrangência, tanto no que se refere à produção do conhecimento através da abertura de campos de pesquisa, quanto na articulação de suas ações junto à comunidade através da graduação, pós-graduação e projetos de extensão. No âmbito desta vinculação com a comunidade, é possível apontar preliminarmente para o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e para o projeto de extensão Mutirão pela Inclusão Digital.
Os Seminário Nacionais de Inclusão Digital nascem do imbricamento destas três frentes de ação e produção do conhecimento da Instituição e está estreitamente vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital [http://gepid.upf.br] do curso de Ciência da Computação. O grupo está organizado em torno de duas linhas de pesquisa, sendo que o evento tem seu aporte nas pesquisas da linha Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital, cujo objetivo da linha é Estudar e pesquisar de tecnologias, metodologias e ações de inclusão digital que tenham por base as questões estudadas e pesquisadas na linha de pesquisa Estudos da Cibercultura e para a linha Processos Educativos e Linguagem do Mestrado em Educação UPF.
Para o projeto Mutirão pela Inclusão digital, incluir digitalmente é um processo sobretudo de autoria e colaboração, de emissão de significados e sentidos, fazendo da internet um ambiente natural de comunicação, de troca de informações e de construção do conhecimento. Portanto, desvincular Software Livre e sua filosofia de ações de Inclusão Digital representa, além da incoerência teórico-conceitual, uma ação contrária à opção nacional orientada à criação de uma cultura de colaboração, comunicação, exercício da cidadania e democratização do conhecimento.
Assim, a trajetória na instituição na área de inclusão digital e software livre consolidada nas pesquisas realizadas no interior do GEPID e nas ações desses projetos de extensão procuraram contribuir para o atendimento das demandas de informática educativa na cidade e na e região, buscando soluções viáveis para isso. Por fim, salienta-se que esta proposta vai além do oferecimento de mais um evento científico, mas consolida-se como uma ação completa e profunda de inclusão digital, a medida em que prevê a socialização de experiências de inclusão digital. O Senid 2016 tem sua origem em 6 Seminários Regionais com uma média de 350 participantes, e em três nacionais com 450, 1424 e 2663 participantes, respectivamente.
Objetivo Geral: Divulgar a produção científica e experiências realizadas em âmbito nacional nas áreas de tecnologias e metodologias de inclusão digital.
Objetivos Específicos:
- Criar um espaço privilegiado de discussão de experiências e socialização de conhecimento gerado na área de Inclusão Digital no Brasil;
- Estabelecer parcerias, fomentar ações e contribuir para a socialização do conhecimento gerado e para o aprimoramento de processos de inclusão digital no contexto sócio-educacional brasileiro;
- Propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Passo Fundo o contato com pesquisadores de todo o Brasil;
- Fomentar e divulgar a filosofia de software livre como forma de criação de cultura e de rompimento com a dependência;