Artigos Completos

Blended Learning: Desenvolvimento Profissional Docente em Rede
Adao Caron Cambraia, Instituto Federal de Educa��o, Ci�ncia e Tecnologia Farroupilha, Brazil
João Winck, IF Farroupilha, Brazil

Relato de Experiência Acerca da Formação para Utilização Pedagógica do Tablet Educacional Conectado na Paraíba
Mariano C Castro Neto, This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. , Brazil

Letramento Digital: una nueva perspectiva conceptual
Cinthia Margarita Sabillón Jiménez, Universidade Federal da Bahia, Brazil
Maria Helena Bonilla, UFBA, Brazil

Sem pedir permissão para entrar na escola: a chegada das tecnologias digitais móveis no cotidiano de professores e alunos
Salete Cordeiro, Universidade Federal da Bahia, Brazil
Maria Helena Bonilla, Universidade Federal da Bahia, Brazil

PID-FERMENTAR: um relato de experiência de Inclusão Digital com a Chocolates Garoto
Eliana Caus Sampaio, FAESA - Faculdades Integradas Espirito-santenses, Brazil

Estratégia de Ensino de Geografia mediadas pelas TDIC Elaborado pelos Alunos do Ensino Médio
Aline Nadal, UFFS, Brazil
Ana Maria de Oliveira Pereira, UFFS, Brazil

Uso de Mídias na Reeducação Alimentar
Ricardo Goulart Caporal Filho, UPF, Brazil
Ariane Da Rosa Ferreira Caporal, UPF, Brazil

Inclusão Digital para Adultos: Smartphones
Morgana de Abreu Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Brazil

Conversor Braile: Um Aporte ao Processo de Alfabetização de Pessoas com Deficiência Visual
Cristina Paludo Santos, URI - Santo Ângelo, Brazil
Alexandre Roque, URI, Brazil
Gustavo Teixeira, URI, Brazil
Emanuel Zago, URI, Brazil

Potencilidades da utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAS) no ensino presencial: uma proposta de minicurso para utilização e gerenciamento da Plataforma Moodle
R. S. Cunha, Universidade Federal rural do Sem-Árido, Brazil

Objeto de Aprendizagem Acessível Olho Virtual: a voz dos usuários
Aline Epple, Instituto Federal Farroupilha, Algeria

Interfaces Acessíveis no Moodle baseadas no padrão WCAG 2.0 para alunos cegos
Eduardo Dalcin, Instituto Federal Farroupilha-Campus Sto Augusto, Algeria
Ana Cláudia Pavão Siluk, UFSM, Brazil
Danilo Weich, Instituto Federal Farroupilha-Campus Sto Augusto, Brazil

Competências para M-Learning e o desenvolvimento de aplicativos educacionais para dispositivos móveis.
Anna Helena Silveira Sonego, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Ketia Kellen da Silva, NUTED/UFRGS, Brazil
Patricia Alejandra Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

As Variações Sociolinguistica no Meio Impresso e atraves dos Dispositivos Moveis
Veronica Botelho, IFSUL, Brazil
Vinicius Alves Hax, FURG - Universidade Federal do Rio Grande, Brazil

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO USO DE MATERIAL IMPRESSO E OBJETO VIRTUAL DE APREDIZAGEM. ENFOQUE NA COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS.
Simara Vanize Kuhn, BRASIL, Brazil

O uso das tecnologias em sala de aula: uma nova proposta de aprendizagem
Márcia Johne Vogel, UFSM- RS, Brazil

Uma proposta de aplicação da robótica educacional na compreensão de conceitos da função do 2° grau
Emília Casagrande, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Leandro Boszko, Universidade de Passo Fundo - UPF, Brazil

Interações Sociais em Rede: Reflexões para uma Educação em Rede à luz da Análise de Redes Sociais
Cristiane Koehler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil
Marie Jane Soares Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Sergio Roberto Kieling Franco, UFRGS, Brazil

O LibreLogo como ferramenta para desenvolvimento do pensamento computacional no ensino
Gilvan Oliveira Vilarim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Brazil

Proposta de um instrumento com critérios avaliativos para Softwares Educativos no 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
Aline Brum Loreto, UFPEL, Brazil
Cristiane Buss, Universidade Federal de Pelotas, Brazil

ECOLABORE: uma plataforma baseada em HTML 5 que atende os critérios de acessibilidades do W3C e que facilita a inclusão digital de cegos
Angelo Beck, IFAL-Maceió, Brazil
M. de A. CORRÊA, Instituto Federal de Alagoas, Brazil

O Portal do Professor como Ferramenta de Autoria Docente
Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma, Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, Brazil
Ilse Abegg, UFSM, Brazil

Inclusão Digital: perspectivas evidenciadas nas produções do 1º, 2º e 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital
Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brazil
Mauri Tomkelski, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Brazil
Andriceli Richit, Instituto Federal Catarinense, Brazil

Linguagens de programação no ensino fundamental I: impactos educacionais
Veronica Gomes dos Santos, PMSBC - UFABC, Brazil
Elaine Silva Rocha Sobreira, Centro Educacional Pioneiro / Unicamp, Brazil

Programação de Computadores com o Scratch: contando histórias construídas por grupos de alunos da Escola de Hackers
Ariane Mileidi Pazinato, Faculdade Meridional - IMED, Brazil

As concepções e práticas dos jovens em relação às tecnologias digitais: uma contribuição para a inserção na educação
Maria Helena Marinho, UFBA, Brazil
Maria Helena Bonilla, UFBA, Brazil

Redes Sociais atuando como um Ambiente Virtual de Aprendizagem
Denise Ritter, Centro Universitário Franciscano, Brazil
Luana Real, Centro Universitário Franciscano, Brazil
Ana Marli Bulegon, Centro Universitário Franciscano, Brazil

Por mais terras que eu percorra... O Módulo de expansão FEB para Battlefield 1942 e o resgate da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial
Fernando Dala Santa, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Vivian Baroni, Universidade de Passo Fundo, Brazil

Voxtube Inclusão Digital de Deficientes Visuais
Daniela Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Algeria
Angélica F. Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
José Antonio dos Santos Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Marcos Fialho de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Marcos Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Fatima Cristina Regis Marti Oliveira, Rio de Janeiro State University, Brazil
João Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Algeria

A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: autonomia pela pesquisa na Educação Básica
Rosiana Karine Lenz, Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, Brazil

Jabuti Edu: os desafios da lógica da programação com crianças da faixa etária de 4 aos 5 anos
Patrícia Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Repositório web de objetos de aprendizagem voltado para o ensino fundamental
Naira Kaieski, FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara, Brazil
Jardel Bresolin, FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara, Brazil
Jacques Andre Grings, UNIPACS, Brazil
Shirlei Alexandra Fetter, Faculdades Integradas de Taquara, Brazil

Ambientes para o aprendizado de Robótica e Programação de Computadores: uma análise acerca da realização de atividades com crianças e adolescentes
Gabriel Paludo Licks, Universidade de Passo Fundo
Guilherme Zanatta Tocchetto, Universidade de Passo Fundo

Programação de Computadores, Robótica Educativa e Tecnologias em Sala de Aula: um levantamento acerca das produções do Seminário Nacional de Inclusão Digital
Gabriel Paludo Licks, Universidade de Passo Fundo
Leonardo Costella, Universidade de Passo Fundo

Introdução à Programação de Computadores na Educação Infantil através do software ScratchJrEliamar Ceresoli Rizzon, Universidade de Passo Fundo
Marília Rampanelli, Universidade de Passo Fundo
Caroline da Silva Furini, Universidade de Passo Fundo
Eliardo Marini, Universidade de Passo Fundo
Matheus Bianchi Godinho, Universidade de Passo Fundo
Evandro Luís Viapiana, Universidade de Passo Fundo