Artigos Resumidos

A importância do Diálogo para diminuir a Distância Transacional em Cursos de Formação Continuada
Raquel Usevicius Hahn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil

A atividade de leitura utilizando tecnologias como ferramentas inclusivas na Educação Básica
Ariane Da Rosa Ferreira Caporal, UPF, Brazil
Ricardo Goulart Caporal Filho, UPF, Brazil

Relações entre a Metareciclagem de Resíduos Eletrônicos, Princípios de Acessibilidade e Práticas Sustentáveis: Perspectivas para o Contexto Educacional
Cristina Paludo Santos, URI - Santo Ângelo, Brazil
Alexandre Roque, URI, Brazil
Maria Silveira, URI, Brazil
Anderson Finger, URI, Brazil
Renan Volz, URI, Brazil

A Robótica Educacional como meio de Conscientização Ambiental aliada a impressão 3D e Reuso de Lixo Eletrônico
Gustavo Teixeira, URI, Brazil
Cristina Paludo Santos, URI - Santo Ângelo, Brazil
Alexandre dos Santos Roque, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Santo Ângelo - RS, Brazil

Uso de softwares livres em atividades experimentais de Física
Guilherme Dionisio, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Ricardo Caporal, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Caroline Maria Ghiggi, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Carlos Ariel Samudio Pérez, UPF, Brazil

Análise da Acessibilidade da Plataforma Social Educativa Edmodo:olhares do aluno cego
Eduardo Dalcin, Instituto Federal Farroupilha-Campus Sto Augusto, Algeria
Ana Cláudia Pavão Siluk, UFSM, Brazil
Danilo Weich, Instituto Federal Farroupilha-Campus Sto Augusto, Brazil
Angela Balbina Picada Roveder, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil

Desafios da Formação Inicial de Professores em tempos de Tecnologia: uma análise curricular
Juliane Colling, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brazil
Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brazil

O tablet reinventando o quotidiano da sala de aula: resultados preliminares
Maicon Hammes, UNIJUI, Brazil
Denize Grzybovski, UNIJUI e UPF, Brazil

Objeto de aprendizagem para a utilização do NVDA: olho virtual
Aline Epple, Instituto Federal Farroupilha, Algeria

CAHES - Um Modelo Híbrido para a Concepção de Objetos Virtuais de Aprendizagem
Cristiane Ellwanger, UFRGS/URI, Brazil
Cristina Paludo Santos, URI - Santo Ângelo, Brazil
Paulo Ricardo B. Betencourt, URI, Brazil
Camila Campanaro Almeida, URI, Brazil

Desenvolvimento de uma ferramenta 3D para inclusão escolar de pessoas com déficit auditivo
Dandara Caroline de Oliveira de Lima, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres, -- Select Country --
Cassia Cristine Souza Silva, Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cáceres, Brazil
Milena de Souza Felipe, Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cáceres, Brazil

Animações com acessibilidade: inclusão digital no processo de ensino-aprendizagem aplicada à disciplina de Redes de Computadores
Lailla M. S. Bine, Universidade Estadual de Maringá, Brazil
Alisson Renan Svaigen, Universidade Estadual de Maringá, Brazil
Luciana Martimiano, Universidade Estadual de Maringá, Brazil

ENEM Acessível: Desenvolvimento de aplicativo para participação autônoma da pessoa com deficiência visual total
Lucinda de Almeida Leria, Universidade Federal do ABC, Brazil
Leonardo Alves Ferreira, Universidade Federal do ABC (UFABC), Brazil
Francisco J. Fraga, Universidade Federal do ABC (UFABC), Brazil

Meta-Robot: Alternativa para implantação de robótica nas Escolas Públicas em Santarém-Pará
Elany Marinho Branches Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará, Brazil
Robson Franklin Maciel, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Brazil
Caroline P. Pilletti, Centro Universitário Luterano de Santarém, Brazil
Enoque Calvino Melo Alves, Universidade Federal do Oeste do Pará, Brazil

O que tem pra hoje?- Protótipo de um aplicativo voltado para divulgação de atrações e pontos turísticos
Michelle Silva Nascimento, Faculdade Maurício de Nassau, Brazil
Jacqueline Felix da Silva, Faculdade Maurício de Nassau (FMN), Brazil
Erica Acioli Silva, CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE, Brazil

Formação de Professores incluindo as TDIC: o caso do PARFOR no ISERJ
Keite Silva de Melo, PUC-Rio, ISERJ e Lante/UFF, Brazil
Andréa Villela Mafra da Silva, UERJ, UNIRIO e ISERJ, Brazil

Práticas de letramento digital de professores na educação básica
Clesia Maria Hora Santana Santana, UFAL, Brazil

Inclusão Digital para Idosos e Adultos: uma questão de envelhecimento saudável
Weverton Alves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brazil
Dorcas Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brazil
Alisson R. Arantes, Pontifícia Universidade Catóilca de Minas Gerais, Brazil

EduPi: um estudo acerca da ferramenta e possíveis formas de apropriação que viabilizam o protagonismo
Leonardo Costella, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Gabriel Paludo Licks, Universidade de Passo Fundo, Brazil

Escolha do Ambiente de Programação de Computadores Scratch para Investigação de Aprendizagens Matemáticas
Valéria Espíndola Lessa, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Gabriel Paludo Licks, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Guilherme Zanatta Tocchetto, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Franciele Meinerz Forigo, Universidade de Passo Fundo, Brazil