A importância do Diálogo para diminuir a Distância Transacional em Cursos de Formação Continuada Raquel Usevicius Hahn, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil
|
A atividade de leitura utilizando tecnologias como ferramentas inclusivas na Educação Básica Ariane Da Rosa Ferreira Caporal, UPF, Brazil Ricardo Goulart Caporal Filho, UPF, Brazil
|
Relações entre a Metareciclagem de Resíduos Eletrônicos, Princípios de Acessibilidade e Práticas Sustentáveis: Perspectivas para o Contexto Educacional Cristina Paludo Santos, URI - Santo Ângelo, Brazil Alexandre Roque, URI, Brazil Maria Silveira, URI, Brazil Anderson Finger, URI, Brazil Renan Volz, URI, Brazil
|
A Robótica Educacional como meio de Conscientização Ambiental aliada a impressão 3D e Reuso de Lixo Eletrônico Gustavo Teixeira, URI, Brazil Cristina Paludo Santos, URI - Santo Ângelo, Brazil Alexandre dos Santos Roque, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Santo Ângelo - RS, Brazil
|
Uso de softwares livres em atividades experimentais de Física Guilherme Dionisio, Universidade de Passo Fundo, Brazil Ricardo Caporal, Universidade de Passo Fundo, Brazil Caroline Maria Ghiggi, Universidade de Passo Fundo, Brazil Carlos Ariel Samudio Pérez, UPF, Brazil
|
Análise da Acessibilidade da Plataforma Social Educativa Edmodo:olhares do aluno cego Eduardo Dalcin, Instituto Federal Farroupilha-Campus Sto Augusto, Algeria Ana Cláudia Pavão Siluk, UFSM, Brazil Danilo Weich, Instituto Federal Farroupilha-Campus Sto Augusto, Brazil Angela Balbina Picada Roveder, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
|
Desafios da Formação Inicial de Professores em tempos de Tecnologia: uma análise curricular Juliane Colling, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brazil Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brazil
|
O tablet reinventando o quotidiano da sala de aula: resultados preliminares Maicon Hammes, UNIJUI, Brazil Denize Grzybovski, UNIJUI e UPF, Brazil
|
Objeto de aprendizagem para a utilização do NVDA: olho virtual Aline Epple, Instituto Federal Farroupilha, Algeria
|
CAHES - Um Modelo Híbrido para a Concepção de Objetos Virtuais de Aprendizagem Cristiane Ellwanger, UFRGS/URI, Brazil Cristina Paludo Santos, URI - Santo Ângelo, Brazil Paulo Ricardo B. Betencourt, URI, Brazil Camila Campanaro Almeida, URI, Brazil
|
Desenvolvimento de uma ferramenta 3D para inclusão escolar de pessoas com déficit auditivo Dandara Caroline de Oliveira de Lima, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres, -- Select Country -- Cassia Cristine Souza Silva, Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cáceres, Brazil Milena de Souza Felipe, Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cáceres, Brazil
|
Animações com acessibilidade: inclusão digital no processo de ensino-aprendizagem aplicada à disciplina de Redes de Computadores Lailla M. S. Bine, Universidade Estadual de Maringá, Brazil Alisson Renan Svaigen, Universidade Estadual de Maringá, Brazil Luciana Martimiano, Universidade Estadual de Maringá, Brazil
|
ENEM Acessível: Desenvolvimento de aplicativo para participação autônoma da pessoa com deficiência visual total Lucinda de Almeida Leria, Universidade Federal do ABC, Brazil Leonardo Alves Ferreira, Universidade Federal do ABC (UFABC), Brazil Francisco J. Fraga, Universidade Federal do ABC (UFABC), Brazil
|
Meta-Robot: Alternativa para implantação de robótica nas Escolas Públicas em Santarém-Pará Elany Marinho Branches Farias, Universidade Federal do Oeste do Pará, Brazil Robson Franklin Maciel, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Brazil Caroline P. Pilletti, Centro Universitário Luterano de Santarém, Brazil Enoque Calvino Melo Alves, Universidade Federal do Oeste do Pará, Brazil
|
O que tem pra hoje?- Protótipo de um aplicativo voltado para divulgação de atrações e pontos turísticos Michelle Silva Nascimento, Faculdade Maurício de Nassau, Brazil Jacqueline Felix da Silva, Faculdade Maurício de Nassau (FMN), Brazil Erica Acioli Silva, CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE, Brazil
|
Formação de Professores incluindo as TDIC: o caso do PARFOR no ISERJ Keite Silva de Melo, PUC-Rio, ISERJ e Lante/UFF, Brazil Andréa Villela Mafra da Silva, UERJ, UNIRIO e ISERJ, Brazil
|
Práticas de letramento digital de professores na educação básica Clesia Maria Hora Santana Santana, UFAL, Brazil
|
Inclusão Digital para Idosos e Adultos: uma questão de envelhecimento saudável Weverton Alves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brazil Dorcas Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brazil Alisson R. Arantes, Pontifícia Universidade Catóilca de Minas Gerais, Brazil
|
EduPi: um estudo acerca da ferramenta e possíveis formas de apropriação que viabilizam o protagonismo Leonardo Costella, Universidade de Passo Fundo, Brazil Gabriel Paludo Licks, Universidade de Passo Fundo, Brazil
|
Escolha do Ambiente de Programação de Computadores Scratch para Investigação de Aprendizagens Matemáticas Valéria Espíndola Lessa, Universidade de Passo Fundo, Brazil Gabriel Paludo Licks, Universidade de Passo Fundo, Brazil Guilherme Zanatta Tocchetto, Universidade de Passo Fundo, Brazil Franciele Meinerz Forigo, Universidade de Passo Fundo, Brazil |